Intercâmbio. Porque preciso com urgência.

Porque preciso realizar um intercâmbio? Pode ser uma alternativa para sair de um padrão estabelecido.

O avanço do conhecimento

Buckminster Fuller, em 1983 criou a escala “Knowledge Doubling Curve. Essa escala mostra que até 1900, a humanidade levava cerca de 100 anos para dobrar o conhecimento acumulado.

Em 1945, no final da segunda guerra mundial, o conhecimento dobrava a cada 25 anos e, nos tempos atuais dobra a cada 18 meses.

A velocidade do conhecimento humano avança tanto que há previsões para muito em breve dobrar a cada 12 horas.

Certamente, isso é assustador, não conseguimos as vezes visualizar essa mudança em nosso dia a dia, no entanto, tenha certeza que é nesse contexto que estamos vivendo.

Quais perguntas preciso responder

O que me faz feliz?

Estou no caminho certo?

Qual é o meu objetivo de vida?

Eu possuo um plano estratégico estruturado para minha vida?

Estou aprimorando minhas virtudes?

Estou trabalhando meus pontos fracos?

O que estou fazendo hoje para não ficar desatualizado;

Estou estudando?

O que preciso saber?

Estou me desenvolvendo?

Qual a minha visão de futuro?

De que forma estou vivendo?

De que forma vou viver?

 

Porque preciso dessa reflexão?

Você pode estar imaginando o motivo de tantas perguntas, porém, o que posso dizer é que estamos tratando de algo muito especial, sua vida.

Em uma empresa os processos são estruturados de forma profissional, planilhas financeiras, programas financeiros controlam minuciosamente os números. Por outro lado, os profissionais de Recursos Humanos contratam as melhores pessoas, o sistema de qualidade realiza testes precisos para atestar a qualidade dos produtos.

Contudo, quanto a sua vida, você acredita que pode ser planejada de forma mais ou menos?

Você precisa se descobrir, saber quem é, o que gosta, onde quer chegar. Certamente é o princípio de tudo para uma vida de realizações, uma vida feliz.

Você e todo ser humano possui uma maneira de pensar, viver e sentir a própria vida.

Cada um sente os efeitos das mudanças ocorrendo no dia a dia, de acordo com a região, cultura e meios de sobrevivência, mas todos estão percebendo um movimento diferente.

É o desenvolvimento ocorrendo cada vez mais rápido.

O mundo não pensa em você

E não tem jeito, o mundo ignora completamente as pessoas, evolui, muda, e não se importa com você, com as individualidades. Cabe a cada um, individualmente, reagir de acordo com suas percepções.

E a roda vai continuar a girar, ficar parado ou fazer as mesmas coisas que todos fazem hoje, e faziam no século passado é uma opção, mas cabe aqui uma reflexão: será esse o caminho? Vale a pena?

Veja só: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, universidade…

Essa é a opção a nós oferecida a séculos, e é o que nossos pais nos induzem a fazer, é o que eles aprenderam como sendo o melhor e mais seguro.

Será que não vale a pena questionar? Será que não está na hora de mudar, se atualizar?

As mudanças são tão rápidas que 1 mês parado, sem ler, sem estudar, sem acompanhar atentamente os ponteiros do relógio girando, pode significar anos e anos de inércia devido a velocidade do conhecimento.

Mas, quais caminhos são alternativos ao padrão estabelecido?

 

O que o Intercâmbio voluntário agrega em sua vida?

Sim, o intercâmbio é um excelente ponto de partida.

Primeiramente, é um momento de reflexão, de encontro consigo mesmo. Um período para se responder as perguntas importantes para sua vida, sem ruídos.

Também, podemos dizer que é um momento de encontro com seus objetivos, com seus sonhos e tomadas de decisão. Logo, talvez seja o período mais importante de sua vida.

contudo, sem um objetivo claro, sem esse encontro com suas deficiências, com seus pontos forte e sem esse momento de auto aceitação, você pode caminhar em curvas e fazer seu percurso se tornar mais longe.

Não é um momento somente de reflexão, um monólogo, não temos tempo a perder, paralelamente, será um período de intenso aprendizado. Eu disse intenso.

Nova língua, viagens, passeios, experiência internacional, milhares de imagens, amigos novos em vários cantos do mundo.

Novas habilidades, desenvolvimento, trabalho em equipe, aceitação as diferenças e tantos e tantos aprendizados em curto espaço de tempo.

Um intercâmbio diminui o tamanho do mundo e o coloca em qualquer canto, sem medo.

Se focar nas respostas de sua vida, é um período para você se descobrir e entender que és único e você só diz respeito a você.

Quando se descobre, se respeita, e o dedo apontado não é enxergado. A vida fica mais leve.

 

Qual impacto do intercâmbio em minha carreira profissional?

Você pode não perceber, mas suas novas habilidades, seus conhecimentos vão agregar muito em sua carreira, seja qual você escolher.

Certamente, conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, com hábitos e culturas diferentes te dará a habilidade de se adaptar a diversas situações sociais, e isso é muito importante em ambientes de trabalho.

Melhor, é muito valorizado.

Pessoas com experiências internacionais são valorizadas pelos recrutadores principalmente pela capacidade de trabalho em equipe, são flexíveis, resolvem problemas e imprevistos com facilidade porque foram treinados no dia a dia no exterior.

Simples assim, a experiência internacional te traz um diferencial competitivo, algo exclusivo e raro de muita validade na busca por uma vaga ou recolocação profissional.

Então, se no Brasil não estiver bom, basta buscar uma oportunidade com a lista de contatos que você adquire nos melhores países do mundo. Seu horizonte se expandiu.

 

E na vida pessoal, o que muda com o intercâmbio?

Maturidade e saúde emocional desenvolvida.

Você vai morar algum tempo sem os apoios rotineiros dos pais, amigos, irmãos, primos, certamente, você vai ter dificuldades com o idioma e vai ter que aprender a resolver problemas que antes não se preocupava.

Entretanto, vai aprender todos os dias, na prática.

O ambiente é diferente, plural e enriquecedor, assim também, vai conviver com novas crenças, novos modos de vida, novas ideias totalmente diferentes da sua, enfim, vai aceitar mais e julgar menos.

Dessa forma, tudo isso é diferente e extraordinário para seu desenvolvimento.

Pode ter certeza de uma coisa. O intercâmbio o transforma em outra pessoa em muito pouco tempo.

Essa nova pessoa se conhece mais, é reconhecida, é mais rica, se desenvolveu, adquiriu muitas novas habilidades, se respeita e principalmente, se preocupa muito menos com os julgamentos do outro.

Experiência única e transformadora.

Como uma grande pensadora diz: Já que nasceu, viva!

Em conclusão, é certo que o intercâmbio é um excelente começo!

 

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *