Em todas as fases de nossa vida, sempre teremos inúmeras opções, diversos caminhos a percorrer, muitos sonhos a realizar e um turbilhão de dúvidas na cabeça.

O que é certo, errado, o que é melhor para mim, qual o caminho mais fácil, onde terei mais retorno, qual é minha vocação, será que consigo?

É assim mesmo, o caminho da decisão até encontrar o objetivo de vida é cheio de dúvidas e medo.

Durante esse percurso, há algo a fazer que facilita muito as descobertas, é possível um encontro pessoal e intransferível com você mesmo, sem interferências e extremamente vantajoso, um intercâmbio.

Se for do tipo voluntário, as vantagens são gigantescas, você vai se descobrir.

O intercâmbio voluntário é o lugar para praticar suas habilidades e obter riquíssimas experiências? Nada mais agregador com diversos benefícios, tanto para a vida pessoal quanto profissional.

Quer saber das vantagens? Enumeramos algumas abaixo para que você se decida.

  1. Troca de experiências

No intercâmbio você vai encontrar um ambiente interativo, onde várias pessoas, de diversas nacionalidades estão no mesmo momento que o seu, buscando aprendizados, experiências.

Em um ambiente sem cobranças quanto a desempenho, você se sente leve a experimentar e fazer coisas diferentes, aprendendo uns com os outros.

São diversas pessoas com habilidades diferentes, culturas diferentes, hábitos diferentes que o seu, mas todos iguais em termos da experiência, ninguém compete, mas todos ganham.

  • Networking

Há comunidades com mais de uma centena de voluntários de dezenas de países diferentes.

São pessoas de diversos países, diversas histórias e prontas para fazer amizades. Em um ambiente tão rico culturalmente se torna impossível não fazer amizades.

 Você terá lugares para passear e buscar oportunidades em diversos países. Seu mundo deixa de ser local e você ganha possibilidades de se conectar com um mundo bem maior.

  • Fluência

Em terra de cego quem possui um olho é rei.

No Brasil, apenas 1% da população realmente é fluente em um idioma diferente. Imagine as vantagens profissionais em ser fluente em outro idioma.

Impossível seu currículo não saltar para as primeiras posições, e mais, faça uma pequena busca no google, e verifique quais atividades remuneradas você pode desenvolver com essa nova habilidade.

      4. Currículo diferenciado

Hoje, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os salários cada vez mais achatados e as exigências são cada vez maiores.

Uma experiência de intercâmbio, além do engajamento em projetos de voluntariado, tanto valorizado pelas empresas atualmente traz ainda mais algumas vantagens únicas para o currículo:

Vivência internacional;

Fluência em novo idioma;

Facilidade em se trabalhar em equipe;

Respeito a diversidade e empatia;

Facilidade em adaptação a qualquer ambiente;

Desenvoltura para lidar com imprevistos;

Pró atividade;

Determinação;

Todas essas características são riquíssimas para as empresa e você se sobressai a maioria dos concorrentes.

  • Mais saúde, mais felicidade

Pesquisa 1 – Trabalho voluntário faz bem à saúde e torna o voluntário e voluntária mais feliz! É o que dia a pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo NIH – National Library of Medicine – National Center for Biotechnology Information, publicada em fevereiro de 2015.

Pesquisa 2 – Pesquisa norte-americana publicada em 2011 pela American Psychological Association, comprovou-se que “quem faz trabalho voluntário vive por mais tempo”.

A felicidade e bem-estar que os voluntários e voluntárias sentem ao ajudar o próximo pode ser explicada biologicamente devido a liberação de endorfinas que são neurotransmissores que provocam sensação de prazer e podem ser facilmente constatadas pelo sorriso de quem se dedica a essa missão.

  • O valor das pequenas coisas

A distância de tudo o que temos, nossa casa, nossas coisas, nossos lugares, nossa rotina de anos, nossos amigos e familiares, enfim, mudar tudo da água para o vinho.

Como será viver de repente a distância de tudo isso?

Coisas que você ignorava vão fazer uma falta enorme. Você vai dar um valor enorme as pequenas coisas, isso é um fato.

  •  Superar seus próprios limites

Algo único e inédito é o que você vai vivenciar.

Certamente você possui várias barreiras a romper. Pode ser o medo, a timidez, a distância, o idioma, a insegurança.

Todos os receios, os medos que você possui lhe impede de avançar em alguma área de sua vida. A melhor maneira de romper, é a coragem, o enfrentamento.

É como subir em um avião, depois que você está lá em cima, não tem como voltar atrás, só resta enfrentar, vivenciar e depois perceber que é possível.

Você vai superar seus limites com pessoas que estão fazendo o mesmo que você. Se supere.

Se está vivo, viva!

  • Empatia

Quando se está longe de seu convívio habitual, nos tornamos mais frágeis e mais dependente do outro.

Começamos a sentir mais as pessoas, como precisamos, nos dispomos mais a servir também.

Começamos a sentir o outro, escutamos mais, percebemos que todos temos problemas e vivemos em um meio social, onde tudo se torna mais fácil quando praticamos a empatia, algo tão raro e valioso nos dias de hoje.

  •  Novos interesses

Não é apenas o idioma, as pessoas e habilidades, mas também, o olhar.

Se abrir bem os olhos, irá observar modos de vida, novas práticas, novos jeitos e novas oportunidades que podem redirecionar seu olhar, seu modo de pensar e agir.

Vai redirecionar sua forma de viver.

  1. Viagens

O melhor do intercâmbio sem dúvida são os passeios, as viagens.

Somos muito influenciados pelos filmes, pelas imagens e, ao se deparar no exterior, lugares comuns aos seus olhos se tornam sonhos e memórias inesquecíveis.

Além de todas as belezas guardadas para sempre em nossas memórias, nos ajuda a desenvolver a sua capacidade de lidar com imprevistos, de resolver problemas, nos deixam mais maduros e certamente contribui para nossa saúde emocional.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

code