As coisas sempre mudam.

Sempre, as mudanças no cenário econômico, social e político estiveram e estão diretamente ligadas ao sucesso ou ao fracasso de qualquer organização.

As coisas sempre mudam, e um fator inédito para essa geração, a pandemia, nos mostrou que devemos levar isso ao pé da letra.

Presenciamos uma mudança drástica e, em muito pouco tempo. Isso tem um impacto, já vimos muitas mudanças e veremos muitas outras.

Os ciclos de mudanças sempre foram mais lentos, mas hoje, com a tecnologia da informação tudo é muito mais rápido. Não acompanhar as mudanças pode significar perda de competitividade e até mesmo a falência para uma organização.

Os termos mudança, trabalho em equipe, dinamismo, pro atividade, capacidade de executar várias tarefas são habilidades, características de primeira ordem.

Para isso, uma boa formação acadêmica, experiências anteriores são importantes, porém, não funcionam sozinhas, há fatores indispensáveis, características pessoais como os citados acima, são muito relevantes para a conquista de uma vaga de trabalho nas melhores organizações.

Uma habilidade em especial se destaca, a capacidade de resolver problemas, é a chamada “habilidade de ouro, que se desenvolve a partir da união de todas as capacitades já citadas nesse texto.

As empresas estão buscando pessoas com esses diferenciais que vão além do conhecimento técnico, buscam pessoas com a habilidade de ouro, que é desenvolvida principalmente fora do ambiente corporativo.

Infelizmente, essas habilidades, essa característica pessoal não se desenvolve em uma universidade. O que mais desenvolve as qualidades citadas é a experiência Internacional.

Em especial, o intercâmbio Voluntário.

A habilidade de ouro do intercâmbio Voluntário

A Habilidade de resolver problemas.

Poderíamos falar da fluência em um novo idioma, afinal, muitas pessoas com a base gramatical do inglês, após um intercâmbio, podem se tornar professores de idioma, lecionar, e essa habilidade o fazer independente, ou seja, pode obter recursos sem necessidade de intermediários.

Trabalho em equipe, dinamismo, pro atividade, capacidade de executar várias tarefas, respeito as individualidades, agilidades e muitas, muitas outras qualidades se desenvolve durante o intercâmbio.

Mas a junção de todas essas qualidades, aliadas as necessidades forçadas durante um intercâmbio voluntário dá origem a mãe das qualidades tão desejada por qualquer organização.

A capacidade de resolver problemas. Essa habilidade tem a capacidade de turbinar um currículo.

Como o intercâmbio voluntário contribui

Estando fora do conforto de casa, em terra estranha, o Intercâmbista se vê na obrigação de resolver vários problemas inesperados e sem o apoio rotineiro para as questões.

Em um intercâmbio convencional, há sempre um suporte, hotel pago, escola paga, transporte, tudo a disposição. O desafio é menor.

Durante o intercâmbio, o voluntário necessita se socializar, perde a timidez e precisa trabalhar em equipe.

Esse conjunto o transforma em um aprendiz ambulante, desenvolve a capacidade de buscar alternativas e solucionar questões com naturalidade.

Para as empresas essa habilidade vale ouro, uma habilidade em falta no mercado. É o que diz a Cida Olimpio, psicanalista e gestora de RH.

“Em termos de currículo, é muito enriquecedor.

As empresas estão em busca de jovens que realizaram intercâmbio devido as características pessoais de engajamento, pela facilidade de participação em grupos de desenvolvimento, outras habilidades e experiências que o intercâmbio desenvolve como: independência, autocontrole, responsabilidade, pontualidade, disciplina, trabalho em equipe, comunicação, flexibilidade, percepção em relação ao mundo, facilidade em enfrentar novos desafios entre várias outras características só adquiridas com a vivência de um intercâmbio.

Esse contexto o torna um ativo raro no mercado de trabalho”.

Tudo tem mudado repentinamente e, o amadurecimento adquirido em um intercâmbio é um ativo a ser adquirido prioritariamente, até mesmo, antes da universidade.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

code