Não é uma novidade, um intercâmbio muda tudo, tanto na vida pessoal quanto profissional. Mas como planejar, como escolher um local diante de tantas opções? A tarefa é difícil mesmo.

É claro que são muitas as dúvidas, muitas pesquisas, tanto a países quanto a lugares, cidades e, alguns cuidados são necessários.

Amigos vão querer te influenciar e, o que é muito bacana, pessoas para viajar com você não irão faltar, mas, ao realizar suas pesquisas, cuidados com algumas influências negativas.

  • Amigos podem ter gostos diferentes dos seus;
  • Na internet muitos textos são patrocinados;
  • O cenário visualizado pode estar editado;

O conselho é: pesquise com bastante antecedência e ouça quem já esteve no lugar que você gostaria de estar. Você consegue se comunicar com eles.

Procure ter uma noção da cultura, da paisagem e atrações que você irá encontrar no seu local escolhido, no youtube, certamente você encontra muitas informações.

  • Seu sonho deve prevalecer e, é claro, deve estar de acordo com o investimento que poderá fazer.
  • No mesmo local, há formas muito caras e muito barata de se alimentar e se hospedar.
  • De novo, conversar com o máximo de pessoas nunca é demais.

Os melhores lugares

A Europa é excelente para mochilar e desfrutar ao máximo as viagens e passeios.

Primeiramente, sempre há a questão da segurança, preocupação primordial para quem mora no Brasil, porém, na Europa, em poucos dias você já percebe uma tranquilidade jamais vista no Brasil.

De novo, pesquise, há muitas atrações gratuitas nos grandes centros e, dentro da Europa, a facilidade é imensa para circular entre os países.

O trem e aéreo low cost é uma excelente pedida para muita economia no transporte, através desses meios você circula de forma muita barata por vários países com baixos custos e aproveita ao máximo sua viagem.

Cidades preferidas

Estamos falando de Roma, Londres, Paris, Madri, Amsterdã, Barcelona, Lisboa, entre muitas outras que você certamente já ouviu dizer.

Nessas cidades se valoriza a arquitetura, museus, parques e shows e possui uma vida noturna muito intensa.

A riqueza cultural é gritante. Sempre vale a pena.

A estrutura para se chegar a todos os lugares normalmente é excelente, assim como para se hospedar e se alimentar. Com boa pesquisa, você certamente encontra um local que caiba em seu bolso.

O período é importante?

Faz toda a diferença.

Calor ou frio? Há lugares que são espetaculares com neve, assim como, cidades praianas fazem mais sentido no verão.

Em lugares neutros, vale muito a pena pesquisar o clima para seu período de viagem, é fundamental para você usufruir muito mais no período que estiver na cidade. De que adianta estar lá se não puder sair e explorar.

Valores

Pesquise períodos de baixa temporada em cada país, você vai economizar muito dinheiro, e assim, viajar muito mais.

Se você ouvir alguém dizendo que todos os momentos são excelentes para viajar, pode ter certeza que essa pessoa está mais do que certa.

O ano todo é perfeito para fazer aquela viagem que você tanto sonha ou realizar o intercâmbio que vai te tirar da caixa.

Claro, bem sabemos que a questão financeira pesa, assim como a escolha da época do ano que pode ser determinante para fazer ou não uma viagem.

Mas a verdade é que sim, todos os dias do ano estão dentro do período ideal para viajar. O grande pulo do gato está em saber escolher os destinos e a época corretamente.

Baixa temporada x Alta Temporada

Nossa conversa começa aqui: definindo e entendendo o que é a baixa temporada e alta temporada.

Cada destino possui sua própria alta e baixa temporada, dependendo dos atrativos oferecidos pela região.

É claro que, na alta temporada os valores são altíssimos, isso para todos os países.

No Brasil, destinos de praia, como a região nordeste do Brasil, por exemplo, combinam muito com os meses entre novembro e março, que faz muito calor, portanto, você já sabe que são muito caros, é assim que funciona, não tem como escapar em todo mundo.

Se você quiser conhecer a Austrália por exemplo, você deve estar buscando o mesmo clima, concorda que o período será diferente do que no Brasil?

Da mesma forma, se você procura fazer esportes na neve, o certo é ir em uma determinada época do ano em países específicos para esse fim. Há países e cidades com diferença de preços muito acentuadas.

Se quer ver neve e sua viajem for fora do período, você só verá terra, grama, enfim, algo bem comum!

Assim é na alta temporada, cada país ou região possui a própria característica.

Já outros destinos não entram tanto nessa definição, já que os atrativos da cidade podem ser visitados e aproveitados durante todo o ano.

Nesse caso, você deve pesquisar muito sobre a cidade, as temporadas do lugar e levar em consideração outros fatores, como férias escolares, feriados prolongados ou festas populares, como festivais, eventos, carnaval, ano novo etc.

Como escolher quando viajar?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal e vai depender de muitos fatores, mas a chave para respondê-la de forma mais rápida está na escolha do seu destino.

Além disso, é importante definir também o que se espera aproveitar daquele destino. Dessa forma, fica bem mais fácil escolher o momento e atingir suas expectativas.

Vamos pegar o exemplo da neve. Se o seu sonho é ver neve, você precisa obrigatoriamente viajar durante o inverno daquele destino.

Tá certo assim?

Então fique de olho no clima e característica do lugar que quer conhecer e economize, podendo assim, aproveitar muito mais de outros destinos com o mesmo valor gasto.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

code